logo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Lei de Acesso a Informação, Lei nº 12527 de 18 de novembro de 2011

Prefeito

Manuel Lucas Kummer Freitas dos Santos, conhecido como Lucas Santos, nasceu no dia 22 de dezembro de 1997, em Maceió, mas vive em Traipu desde o seu segundo dia de vida.

Filho de Juliana Kummer e Marcos Santos, casal de líderes políticos com grande e reconhecida atuação no município, ele vem de uma família com raízes profundas na política traipuense, conhecida por estar sempre disposta a ajudar a população, com empatia e empenho, buscando, constantemente realizar o necessário para melhorar a vida de todos.

Sua avó paterna, Maria Eulina dos Santos, carinhosamente conhecida por toda Traipu como Dona Nozinha, foi uma grande líder política no município, na década de 1970. Ela foi eleita nove vezes vereadora, o que confirma a vocação política da família, que atravessa gerações.

O avô materno de Lucas, Idelfonso Freitas, foi um exímio fiscal de renda, conhecido e respeitado em Traipu e por todo estado de Alagoas. Amante da cidade e comprometido com as causas sociais e com o seu desenvolvimento. 

Lucas teve uma infância marcada pelos laços familiares, cercado de amigos e, desde muito jovem, demostrava interesse em fazer algo para ajudar a população da cidade onde cresceu. Ele sempre esteve ao lado da juventude traipuense, participando ativamente do engajamento dos jovens, patrocinando vários eventos, tanto esportivos, quanto culturais.

Cursou o ensino fundamental, parte em Traipu, onde estudou até os 8 anos de idade, e parte em Maceió, onde concluiu o ensino fundamental e o médio, no Colégio COC. Iniciou sua formação em Engenharia Civil, na faculdade Uninassau.  No entanto, precisou trancar o curso para se dedicar às atividades políticas e, posteriormente, à sua função como prefeito de Traipu.

Atuou como assessor da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de 2017 a 2018; e trabalhou na assessoria do Governo do Estado de Alagoas, de 2019 até meados de 2020.

Decidiu entrar para a política após perceber a necessidade de uma política mais humanista, com candidatos mais humanos e voltados aos reais interesses e necessidades da população de sua cidade. Filiado inicialmente ao PTB (Partido Socialista Brasileiro), Lucas decidiu mudar de partido em 2020, e se filiou ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

No mesmo ano, Lucas Santos encabeçou uma disputa para a Prefeitura de Traipu e foi eleito prefeito do município, tendo a irmã, Marcela Santos, como vice-prefeita. A chapa formada pelos irmãos recebeu 5.170 votos (41,21% do total) e venceu a eleição, mostrando a grande força política da sua família, e de seu pai, Marcos Santos, em Traipu.

Lucas é o prefeito mais jovem da história de Traipu. Ele tinha 22 anos, quando eleito, e foi o segundo prefeito mais jovem de Alagoas nas eleições de 2020. Marcela Santos tinha 21 anos. A chapa composta por eles também foi a mais jovem do Brasil, no mesmo pleito. Os irmãos foram empossados no dia 1º de janeiro de 2021.

Lucas Santos é solteiro e pai de dois meninos, Lucas Gael e José Miguel.

Antes de navegar em nosso site, aceite nossa política de cookies